
No dia 27 de março de 2014. Ainda como parte das homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte promoveu sessão solene na tarde de quinta-feira quando seis mulheres foram agraciadas com a Medalha Beata Maria de Araújo neste ano do centenário de morte da religiosa. A prima da protagonista dos “milagres” em Juazeiro, Maria Suerda Araújo Bernardo, foi uma das homenageadas, sendo esta filha do professor e escritor Raimundo Araújo.
As outras foram a psicóloga Maria do Carmo Pagan Forti como mulher especial na área sócio-educacional e cultural do município; Maria Iramir Macedo Feitosa pelo seu trabalho devotado na área de assistência social, a deputada Heloisa Helena Lima de Morais Carvalho como destaque na área da política; a enfermeira Maria Laís de Brito Norões pela atuação na área de saúde e um reconhecimento na área educacional para a professora Maria de Lourdes Farias Feitosa.
A iniciativa faz parte do calendário oficial do Poder Legislativo a partir de resolução de março de 1996 da vereadora Mara Torres, mas só instituída em abril de 2009. Como explica, as homenagens se revestem de um caráter sócio-cultural e desprovidas de qualquer conotação político-partidária.
As outorgas integram ainda o projeto cultural “A Comunidade na Casa do Povo” e a solenidade é sempre aberta com a apresentação da biografia da patrona da medalha a Beata Maria de Araújo.
A Srª Maria do Carmo recebeu das mãos da Vereadora Mara Torres a comenda, já à Iramir Macedo pelo vereador Cláudio Luz, à representante da deputada Heloísa Helena pelo vereador Adauto Araújo, à representante de Lais de Brito pelo vereador João Borges e Maria de Lourdes recebendo do vereador Normando Sóracles e suerda recebeu das mão de Rita Monteiro.
As homenagens à mulher não pararam por aí quando o presidente, vereador Capitão Vieira, convidou as três vereadoras com assento naquela casa para receber ramalhetes de flores. As homenageadas Iramir Feitosa, Maria de Lourdes e Maria do Carmo fizeram questão de agradecer pela outorga da comenda sem esquecer de fazer menções à importância da Beata Maria de Araújo para a história de Juazeiro. Coube ao Secretário Executivo da SEMASP, Silva Lima, representar o prefeito Raimundo Macedo que encontra-se em Brasília e a mesa foi composta ainda pelo Secretário de Educação, Geraldo Alves Silva, e o defensor publico, Iranildo Feitosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário